Translate

domingo, 24 de março de 2013

Beatriz Haddad Maia é vice-campeã na Copa Gerdau


Beatriz Haddad Mia (Foto: Marcelo Ruschel/Poa Press/Divulgação)




Brasileira perde na final para a russa Flink



A russa Varvara Flink, segunda cabeça de chave do torneio e 20ª colocada no ranking mundial da categoria, conquistou neste domingo (dia 24) o título feminino dos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, evento oferecido por Gerdau e Itaú. Na partida final, a atleta de 16 anos ganhou da brasileira Beatriz Haddad Maia, quinta na lista das favoritas e 28ª classificada no circuito, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/1, em 2h10min de confronto. O jogo, disputado na Associação Leopoldina Juvenil, foi assistido por excelente público, que lotou as arquibancadas e todos os demais espaços em volta da quadra principal do clube.

Varvara Flink estava muito feliz com a conquista. “Este é o título mais importante da minha vida”, assegurou a jovem russa. Além disso, estava contente também por ter conseguido reverter a derrota no primeiro set. “Foi um grande jogo”, avaliou. “Eu comecei a partida nervosa e até pressionada pela presença do público favorável a ela. Cheguei a me sentir desconfortável”, comentou. “Mas depois do primeiro set, consegui me focar somente na quadra e desenvolver o meu jogo”, completou.

Bia, por sua vez, não escondeu sua decepção por perder na final dos 18 anos do torneio pelo segundo ano consecutivo. A brasileira de 16 anos admitiu o nervosismo. “Eu me senti muito mais pressionada do que em outros jogos. Quem já disputou uma final de um grande torneio como este sabe que a pressão é muito maior”, disse a tenista, que contou com o apoio do público e, em especial, de seu técnico, Larri Passos. Bia também reconheceu o mérito da adversária. “Ela jogou bem”, comentou.

Bia fez um ótimo primeiro set, abrindo vantagem de 5/0 e, depois, fechando em 6/1. Varvara Flink, porém, não se deixou intimidar e, com um jogo consistente, se impôs em quadra. Marcou 6/2 na segunda série. No set decisivo, confiante, alcançou bom aproveitamento em seu primeiro serviço, tanto que marcou três aces no game que lhe deu a vantagem de 5/0. No sexto game, a brasileira chegou a salvar um match point. Mas a russa dominava e conquistou a vitória e o título no game seguinte, também com um ace.

Tanto Varvara Flink como Bia Haddad Maia planejam mesclar os principais torneios do circuito juvenil, como os Grand Slam de Roland Garros e de Wimbledon, com competições no circuito profissional. As duas programam disputar o Future em Ribeirão Preto, com premiação de US$ 10 mil, que se inicia nesta segunda-feira. Bia adianta que planeja embarcar no dia 2 de abril para a Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário