Translate

sábado, 21 de março de 2015

Stefani perde na semifinal de simples e triunfa nas duplas em Porto Alegre






Em duas partidas duríssimas neste sábado, com mais de duas horas de duração e decididas em três sets, a argentina Julieta Lara Estable e a americana Usue Maitane Arconada credenciaram-se para disputar a final feminina da categoria 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú.
Cabeças de chave número 1 e 3 do torneio, respectivamente, Julieta e Usue se enfrentam pelo troféu neste domingo, na quadra 1 da Associação Leopoldina Juvenil, logo depois da final masculina dos 18 anos, marcada para começar às 10 horas. A entrada é franca.
Em duas horas e 15 minutos, Julieta, cabeça 1, protagonizou uma virada emocionante na semifinal contra a brasileira Luisa Stefani, quarta favorita. Depois de perder o primeiro set por 1/6, a argentina virou o jogo a partir do tie-break no segundo set e fechou a partida em 2 a 1, parciais de 1/6, 7/6 (5) e 6/1.

Apesar de ter começado o primeiro set quebrando o saque de Luisa, Julieta teve o seu serviço vencido três vezes pela brasileira – que, com um jogo de meio de quadra e junto à rede quase perfeito, fechou a parcial com um smash no contrapé da argentina. No segundo set, Julieta equilibrou a partida, que teve três quebras para cada lado antes de chegar ao desempate. No game decisivo, a brasileira passou a cometer muitos erros no fundo da quadra, permitindo que a argentina fechasse em 7/5 em um erro não forçado de Luisa. Passando a vibrar mais em quadra, Julieta calou a torcida que incentivava Luisa desde o início – foram três vitórias no game de serviço da brasileira, fechando o terceiro set em 6/1 e garantindo uma vaga na final.

"Comecei muito nervosa e muito intimidada pela torcida, não esperava que houvesse tanta gente nas arquibancadas vibrando tanto", confessou Julieta, de 17 anos, após a vitória. "Mas depois que me acostumei à situação consegui entrar no jogo. Como o saque dela (Luisa) não estava muito bom, tentei aproveitar essas chances e acabou dando certo", completou.

"Fico feliz porque fiz uma boa semana e joguei bem em algumas partidas. Ter quatro vitórias em um torneio como esse é muito motivante", disse Luisa Stefani, concordando com a adversária em qual foi seu ponto fraco: "De um modo em geral, eu não saquei bem, e isso fez a diferença na partida."

Ao final da partida de Julieta e Luisa, na quadra ao lado, o duelo entre a americana Usue Arconada, cabeça de chave número 3, e a australiana Seone Mendez, segunda favorita, recém entrava no terceiro set. Em um duelo de gigantes defensivas, que não davam uma bola sequer por perdida, o jogo chegou a quase três horas até a definição. Com um estilo de jogo parecido, baseado em saques forçados e muitas trocas de bola no fundo da quadra, a pequena espoleta Usue saiu ganhando, permitiu que Seone esboçasse uma reação, mas voltou ao jogo para vencer por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (3) e 6/1.

"Comecei bem, mas fiquei muito ansiosa no segundo set, querendo terminar logo a partida. Obviamente não deu certo", brincou Usue à saída da quadra. "Mas depois recuperei a calma e consegui levar meu jogo melhor”, concluiu.

Campeã do Banana Bowl no último final de semana, em São José dos Campos (SP), Usue, de 16 anos, vai disputar neste domingo seu 1º jogo em duas semanas. O que, ela garante, é uma vantagem.

"Estou melhorando a cada jogo, é muito bom poder disputar tantas partidas, isso me motiva muito", disse Usue, que, apesar da nacionalidade americana, nasceu em Buenos Aires. "Acho que, de certa maneira, dá para dizer que a final será entre duas jogadoras do mesmo país, né?", brincou a tenista, que mora desde os oito anos nos Estados Unidos, após uma passagem da família por Porto Rico vinda da Argentina.
Duplas- Apesar do revés em simples,  a brasileira Luisa Stefani conseguiu a reabilitação ao lado da norte americana Francesca Di Lorenzo. A parceria que foi campeã na semana passada no Banana Bowl, repetiu a ótima performance ao vencer o dueto formado pela americana Usue Maitane Arconada e pela dinamarquesa Emilie Francati, em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/1 na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário