Campeões do Brasileirão Infanto-Juvenil - Foto: Anderson Pinheiro |
Apenas dois tenistas conseguiram repetir os títulos do ano passado, sendo um deles o catarinense Pedro Boscardin, campeão dos 9 anos em 2012 e dos 10 anos neste ano. O brasiliense Vitor Oliveira, campeão da antiga categoria 18 anos no ano passado, ele repetiu a conquista neste ano no sub-25 masculino e faturou R$ 2 mil de premiação ao vencer o mato-grossense Mathaus Spiering na final.
O título feminino da categoria sub-25 ficou com a mineira Bárbara Oliveira, que após chegar perto do título e ficar com o vice em duas etapas do Circuito Correios, conseguiu a conquista justamente no Brasileirão ao vencer a paulista Sophia Chow de virada na decisão.
Nos 16 anos masculino, o paranaense Fernando Yamacita realizou uma grande campanha e conquistou o título sem perder nenhum set. O atleta que neste ano defendeu o Brasil no Sul-Americano da categoria venceu na final o paulista Guilherme Scarpelli.
Nascida no Brasil e criada em Taiwan, a paulista Pei Ju Chien foi a maior surpresa do Brasileirão jogando em uma categoria acima da sua. A tenista furou o qualifying para entrar na chave principal de 16 anos feminino e na decisão superou a mato-grossense Eduarda Ferreira para conquistar o título.
O paulista Gabriel Bugiga, de São José do Rio Preto, também não se abalou com qualquer favoritismo dos adversários cabeças de chave na categoria 14 anos masculino e na final venceu o pernambucano João Lucas Silva.
A categoria 14 anos feminino teve o título conquistado pela paulista Marcelle Cirino, que fechou a semana sem perder nenhum set e conquistou o título ao vencer na decisão a paranaense Kathleen Percegona. Cirino foi uma das atletas que defenderam o Brasil no Sul-Americano de 14 anos nesta temporada.
O mineiro João Pedro Ferreira faturou o título da categoria 12 anos masculino com a vitória sobre o cearense Jackson Xavier e saiu de Brasília sem perder nenhuma parcial em toda a campanha.
Na categoria 12 anos feminino, a goiana Andressa Gomes também terminou a semana sem nenhum set perdido e completou sua série de vitórias diante da paulista Alexandra Silva para conquistar o título.
Um dos pontos mais fortes do Brasileirão Infanto Juvenil neste ano foi o Tennis 10’s, categoria criada pela ITF em 2010 e conta com quadra em tamanho adequado e bolas mais lentas para facilitar o aprendizado de crianças com até 10 anos. Em Brasília foram disputadas as categorias 9 e 10 anos masculino e feminino, sendo que no masculino teve chaves de consolação para quem perdeu na primeira rodada e no feminino ocorreu a disputa de duplas tanto nos 9 quanto nos 10 anos a pedido das pequenas jogadoras.
O título de 9 anos masculino ficou com o pernambucano Aécio Fonte, que vem mostrando bons resultados na categoria. Ele venceu na final o alagoano Gabriel Barbosa. A campeã de 9 anos feminino foi a brasiliense Giovana Martins, que venceu na final a amazonense Carolina Mayca.
O vencedor da chave de consolação nos 9 anos foi o goiano Mateus Freitas, que superou o brasiliense Pedro Cardoso. Nos 10 anos o catarinense Henrique Baggio venceu a consolação contra o paulista João Salvi.
A parceria formada por Maria Luiza Oliveira e Virginia Borja foi a campeã da chave de duplas ao vencer Cecilia Gurgel e Carolina Mayca nos 9 anos. A final de duplas de 10 anos feminino foi vencia por Lorena Medeiros e Brenda Ramos, que superaram Marjorie Souza e Sophia Gurgel.
Confira abaixo todos os campeões e vice-campeões de simples do Brasileirão:
9 anos feminino – Giovana Martins (DF) – Carolina Mayca (AM)
9 anos masculino – Aécio Fonde (PE) – Gabriel Barbosa (AL)
10 anos feminino – Lorena Cardoso (GO) – Marjorie Souza (SP)
10 anos masculino – Pedro Boscardin (SC) – Victor Macedo (SP)
12 anos feminino – Andressa Gomes (GO) – Alexandra Silva (SP)
12 anos masculino – João Pedro Ferreira (MG) – Jackson Xavier (CE)
14 anos feminino – Marcelle Cirino (SP) – Kathleen Percegona (PR)
14 anos masculino – Gabriel Bugiga (SP) – João Lucas Silva (PE)
16 anos feminino – Pei Ju Chien (SP) – Eduarda Ferreira (MT)
16 anos masculino – Fernando Yamacita (PR) – Guilherme Scarpelli (SP)
Sub-25 anos feminino – Bárbara Oliveira (MG) – Sophia Chow (SP)
Sub-25 anos masculino – Vitor Oliveira (DF) – Mathaus Spiering (MT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário